TEMPO DE TRÂNSITO COLÔNICO

 

É um exame radiológico que permite a avaliação do tempo de trânsito intestinal, para pacientes com quadro de constipação severa. O indivíduo ingere uma cápsula contendo marcadores e realiza duas radiografias simples do abdome no quinto e sétimo dias após a ingestão da cápsula. O Serviço dispõe das cápsulas para fornecimento aos seus clientes.

 

EXAMES
 
  • Videocolonoscopia

  • Endoscopia digestiva alta

  • Retossigmoidoscopia

  • Anuscopia

  • Anuscopia de alta resolução

  • Manometria anorretal

  • Tempo de trânsito colônico

  • E outros 

VIDEOCOLONOSCOPIA

 

A colonoscopia é o método endoscópico através do qual o medico coloproctologista  examina todo o interior do intestino grosso. A imagem é obtida com a introdução do endoscópio através do ânus, o que torna possível visualizar todos os segmentos do intestino grosso ou cólon: reto, sigmóide, colon descendente, tranverso, ascendente, ceco e a parte terminal do intestino delgado, também conhecida como íleo terminal.

 

É considerado o método de escolha para o diagnóstico de doenças do cólon, como a doença diverticular, a doença inflamatória, os pólipos e o câncer. É um exame fundamental na prevenção do câncer do intestino em indivíduos saudáveis que possuem histórico familiar deste tipo de câncer. Isto porque além de permitir diagnosticar o câncer na fase precoce, na qual ainda é curável, possibilita a retirada de lesões com potencial de malignização.

 

ANUSCOPIA DE ALTA RESOLUÇÃO

 

Anuscopia é um exame endoscópico onde são examinados a região perianal, ânus, canal anal e a porção distal do reto.  A anuscopia de alta resolução é uma modalidade de anuscopia onde é utilizado um equipamento (chamado de colposcópio) que aumenta as imagens de 6 a 40 vezes. Na realização deste exame pode-se utilizar corantes que ajudarão na identificação de lesões características que não são perceptíveis na anuscopia convencional. Estas lesões podem ser biopsiadas e encaminhadas para exame anatomopatológico. Permite identificar com maior precisão as lesões perianais, anais e retais. O exame não requer sedação, é bem tolerado, pode ser realizado em todas as idades, desde crianças até idosos.

MANOMETRIA ANORRETAL
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA

 

A manometria anorretal é um exame simples, indolor, que não requer jejum ou sedação venosa. Tem como objetivo principal a mensuração das pressões dos músculos do esfíncter anal. Além disso, fornece informações importantes para a avaliação da capacidade do reto servir como um reservatório e da sua sensibilidade à diferentes estímulos. Um fino cateter de material maleável é introduzido através do ânus e em seguida o paciente é solicitado a acionar a musculatura pélvica e anal, realizando movimentos de contração voluntária e expulsão. O cateter é acoplado a um sistema de perfusão que mede a pressão muscular e a transmite para um polígrafo e para um computador onde as pressões são registradas. O exame dura em média cerca de 20 minutos e como preparo necessita apenas de uma lavagem retal, realizada 2 horas antes do teste.

 

 

A Endoscopia Digestiva Alta consiste num método de investigação de doenças do esôfago, estomago e duodeno através de um tubo flexível introduzido pela cavidade oral. Esse instrumento permite visualizar a mucosa (revestimento interno) do tubo digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) e realizar detalhada avaliação, assim como coletar material ou mesmo realizar pequenas cirurgias. 

Possibilita ao médico investigar vários sintomas como halitose, azia, refluxo alimentar, queimação no estômago, dor abdominal, náusea, vômitos, emagrecimento, perda de apetite dentre outras queixas.

Além de realizar o diagnóstico com precisão, possibilita o tratamento de várias patologias como a ressecção de pólipos, o tratamento de varizes esofagianas, a retirada de corpo estranho, dilatação de segmentos estenosados e colocação de balão intragástrico para tratamento de obesidade.

Importante ressaltar que é uma exame seguro, de fácil execução, rápido, com duração de aproximadamente 5 a 10 minutos, realizado em caráter ambulatorial na maioria da vezes.

RETOSSIGMOIDOSCOPIA

 

O exame de retossigmoidoscopia é utilizado para o diagnóstico das doenças que acometem a porção final do intestino grosso. Com a retossigmoidoscopia é possível diagnosticar doenças que acometem os 25 cm finais do tubo digestivo, avaliar a mucosa do reto e sigmoide, verificar a presença de câncer retal, pólipos intestinais, divertículos em sigmoide, colites e até mesmo diagnosticar parasitoses através de biópsia de reto.

 

ANUSCOPIA

Anuscopia é um exame realizado no canal anal que pretende avaliar os problemas existentes no ânus e no próprio canal anal. Este exame, efectuado com um pequeno espéculo rígido (anuscópio) inserido poucos centímetros no interior do ânus, permite verificar de existem hemorróidas, fístulas, fissuras anais, inflamações e tumores.A anuscopia permite a realização de biopsias, quando necessário.

 

 

e-mail:

proctonit@proctonit.com.br

Telefones:

(21) 2606-4446

(21) 3022-6666

Horário de Funcionamento:

 Seg. a Sexta: 08h as 18h    

End: Rua Coronel Serrado, nº 1000

Salas 1103 a 1106

Zé Garoto - São Gonçalo - RJ

CEP 24440-000